Publicado por: rivermom | abril 2, 2007

Lèse-majesté ou vandalismo?

Recentemente um suíço foi condenado pela justiça tailandêsa por ter cometido um ato de “lèse-majesté”, pichou as fotos do rei e da rainha (vide artigo).

O fato aconteceu durante as festividades de comemoração do jubileu de ouro de ascensão ao trono, o que não poderia ter sido pior. O país inteiro se vestia de amarelo, a cor tradicional do rei. Em cada esquina a foto do rei decorava o altar com flores e velas. Os jornais comentavam sobre os convidados VIPs que viriam para as festividades principais. Era o orgulho máximo deste país que estava a mostra, todos viviam para homenagear o seu mais adorado e respeitado rei. Um momento tão inoportuno para um estrangeiro que ja vivia aquí ha mais de uma decada cometer um ato de vandalismo sem explicação. Ou será que teria explicação ?

Um estrangeiro que mora aquí há mais de 10 anos não tem como dizer que não sabia que ofender o rei é crime sério neste país. Mesmo um turista recém chegado tem como notar a reverência prestada ao rei neste país . É só chegar no aeroporto, descer as escadas para a alfândega, pegar o táxi para o hotel (até dentro e fora do táxi), fotos com a cara do rei e emblemas da casa real estão estampadas pela cidade.

Para quem anda de metrô e trem e em muitos dos lugares públicos da cidade sabe que duas vezes ao dia o hino do rei é tocado nos auto-falantes. As pessoas, estejam elas andando, subindo as escadas , batendo-papo com algum conhecido ou comendo no quiosque da estação páram o que estão fazendo e prestam continência para reverenciar o rei durante o hino. Nos cinemas e teatros, antes de qualquer apresentação as pessoas se levantam durante o hino também. Seja estrangeiro ou não, não se levantar durante o hino é um ato de resrespeito. Pessoas ao seu redor no cinema irão provávelmente bater nos seus ombros e falar para voce se levantar também. Todas as segundas-feiras muitos tailandeses vestem uma camisa amarela que representa a cor do rei nascido numa segunda-feira (aqui na Tailândia cada dia da semana é representado por uma cor e segunda é o dia do amarelo).

A demonstração de afeto não pára por aí. O rei é adorado como nenhum outro ser do mundo e é chamado de o pai de todos (até o dia dos pais é comemorado no dia do seu aniversário) . É considerado um homem cheio de virtudes e muito bondoso, um homem que ama o seu povo e sua terra. A ele são até atribuídos certos feitos “milagrosos”.

Para um ocidental toda essa veneração é exagerada. Os tailandeses são muito ingênuos para aceitar que seu rei, assim como virtudes tem defeitos, que o rei é mortal e que ele não é nenhum lider religioso se aclamando Deus. Jamais ninguém ousaria fazer comentários negativos a respeito da pessoa do rei (nem eu ouso a escrever o nome dele diretament aqui no blog com receio de que tomem meu comentário como ofensivo). Já lí comentários que fazem alusão não muito positiva sobre a verdadeira personalidade do rei mas claro, foram escritos por estrangeiros. Tais publicações são banidas do país. Até comentários sobre o recente julgamento do suíço que acabou sendo condenado por 10 anos de prisão não foi notícia na média local.

O ato cometido pelo suíço, a meu ver, não merecia tal punição. O rei, mostrando bondade deveria intervir e usar seu poder para perdoar. Se o suíço tivesse pichado a cabeça do buda por exemplo, não teria acontecido nada (o país é mais e 90% budista). Não é questão de medir quem é mais importante, buda ou o rei, mas foi só uma pichação numa foto entre as centenas de milhares espalhadas pelo todo país. O suíço não usou palavrões para ofender o rei e nem saiu falando difamações a seu respeito.

Se quisessem lhe dar punição, que o mandassem pagar “tamboon” (ato de pagar benovolência dentro do budismo tailandês) no templo andando 3 vezes ao redor da estupa com uma vela, incenso e uma flor de lotus na mão. Para completar, enquanto caminha poderiam fazê-lo repetir :”We love the King”, o slogan usado pelos discípulos do rei nas camisetas, braceletes e todos os souvenirs relacionados ao rei.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: