Publicado por: rivermom | maio 19, 2010

O que parecia ter terminado virou pesadelo !

Acabei de publicar um blog contando nossa experiencia de refugiado que ainda continua.

Hoje a tarde, 4 dos lideres dos redshirts fizeram a ultima aparição na frente dos militantes pedindo para todos se entregarem pacificamente. Foi uma fala comovente que ate ganhou minha simpatia, mas depois de tudo que eles ja provocaram certamente não poderão sair sem cumprir a pena da justiça.

Os mais radicais e revoltados com a decisão dos lideres iniciaram então uma serie de atentados em diferentes partes da cidade que se estendeu ate a outras provincias. Agora a cidade parece ser mais um caldeirão em chamas [vide video], com lojas de departamento sendo saqueadas e predios inteiros sendo sucumbidos pelo fogo provocado pelo vandalismo. Não existe mais lei na cidade, estão todos a mercê de um grupo de pessoas insanas agindo por puro vandalismo como um adolecente de 14 anos que foi preso por ter iniciado o fogo num predio abandonado durante os protestos.

O exercito controla certas partes mas a maior parte da cidade sofre com a falta de segurança. Ate os bombeiros que tentam apagar o fogo no centro de Siam tiveram de trabalhar sob tiros vindo de predios vizinhos e o exercito tentou protege-los para que o fogo fosse contido. A segunda maior loja de departamentos da asia, o Central World Plaza foi não so saqueado como destruido pelo fogo causado pelos revoltosos. Um jornalista do twitter ate comentou que encontrou nas ruas um tailandes calçando tenis diferentes em cada lado do pe e vestindo uma jaqueta esporte novinhas com um sorriso que não so demonstrava alegria, mas triunfo.

Logo a ansiedade parece ter tomado conta alguns moradores de Khon Kaen, vendo seus homens e mulheres serem “humilhados” la na capital, eles resolveram agir aqui tambem. Logo nas primeiras horas houve um alarme de fogo vindo da prefeitura da cidade. A fumaça ja subia alto quando mais fumaça apareceu de um ponto mais afastado, que não consegui identificar o que era.

Logo mais uma amiga viria nos buscar aqui no hotel para podermos passar o dia na sua casa. No caminho ela não conseguiu para no mercado para fazer compras pois encontrou tudo se fechando. Todos foram avisados para ir para casa. A situação não parecia nada otimista e resolvemos ficar hotel para aguardar mais noticias enquanto minha amiga voltou para casa para esperar o filho voltar da escola.

Eu resolvi fazer a mala de novo e esperar meu marido chegar do trabalho. Quando ele chegou a situação ainda não parecia tão ruim e ele achou mais seguro ficarmos no hotel pois teria mais seguranca (sera?).

Finalmente o governo decretou toque-de-recolher, não so na capital como em varias cidades onde os redshirts tem mantido suas atividades, inclusive aqui em Khon Kaen. Comiamos no restaurante do hotel quando ouvimos o auto-falante na rua (em tailandes!) avisando a todos do toque. Já tinhamos terminado de comer e especulado nossa proxima fuga (plano C), quando de repente ouvimos um barulho de uma coisa sendo atirada contra nós, logo do lado de fora da janela de onde estava nossa mesa. Foi uma pedra que atingiu o teto ou a janela de vidro ? Mesmo olhando de volta para a rua, parecia tudo tranquilo, havia ate algumas pessoas do outro lado e tudo parecia normal. Não so nós, mas as pessoas das mesas do lado tambem ficaram assustadas e os garçons só se entreolhavam. Não tivemos duvidas, sai as pressas com as crianças e deixei meu marido pagando a conta.

Estamos agora no quarto do hotel que fica no 11°andar, espero que alto o suficiente  caso o fogo comece la embaixo. O terraço fica no 12 andares acima e vamos precisar de um bom ar de pulmão para chegar ate la correndo !

Ja se passam 30 min do toque-de-recolher e ainda vejo carros, motos e pessoas nas ruas. O consolo é saber que hoje vamos poder dormir sem ter de aguentar o barulho horrivel que vem de uma disco la embaixo !

Sobre o plano C, evacuarmos para Hong Kong, sera mais uma vez discutido no cafe-da-manha de amanhã. Melhor agirmos antes que os redshirts bloqueiem o aeroporto daqui, isso sim !

Anúncios

Responses

  1. Minha querida amiga.
    A situação está terrivel.
    Aqui em Pattaya, quando converso com algumas outras esposas expatriadas, muitas delas parecem não se dar conta da gravidade da situação, e que devem estar preparadas para quaquer PLANO B ou C!!!
    Minha maide sabe das coisas, mas não nos conta! Acho que tem medo de que perca o emprego, sei lá! Ou então é vergonha mesmo! meu marido disse que os Tailandeses que trabalham na Fabrica esttão aborrecidos com o que está acontecendo e com a imagem que fica a nossa Tailândia…
    Espero que estejas bem, e que nada de mal aconteça a vc e sua familia!
    O que mais? É o fim do mundo? Se até num País como a Tailandia, de povo tão bom, e calmo, basicamente BUDISTA isto está accontecendo, CAOS IGUAL SERÁ INSTALADO EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO! POR QUALQUER ´´CAUSA´´ QUE LHES PAREÇAM ´´CONVENIENTE´´.
    Meu forte (fortissimo) abraço.
    Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: