Publicado por: rivermom | maio 20, 2010

Ate aqui, naaao !

Nosso refugio temporario neste tempo de crise politica no pais, onde Bangkok se tornou o centro da rebelião que ja tirou a vida de mais de 50 pessoas é em Khon Kaen.

Khon Kaen é uma cidade de escala media, situada a umas 5 horas de Bangkok, no nordeste da Tailandia. População de 150,000 dos quais dizem a maioria suporta o movimento dos redshirts. Viemos para ca para fugir da violencia que estava tomando conta da capital e viemos parar numa cidade que SO TEM redshirt ? Sim, pode parecer maluco, mas meu marido e meu sogro tinham trabalho aqui e em vez de me deixar lá com as crianças achou que seria melhor estamos todos juntos e assim se tivessemos de usar o plano C (voar para Hong Kong), seria mais facil.

E assim viemos.

Ficamos atentos para as noticias de Bangkok atravez do twitter e a regra era ficar no hotel mas a situação por aqui estava calma. Até arrisquei a ir a loja de departamendo com as crianças para almoçar um dia. Saindo nas ruas não vi ninguem nas ruas suspeito de ser um redshit, nem bandeirinhas, nem faixas vermelhas. Nem os motoristas de tuc-tuc carregavam sinais de serem redshirts.

Foi então no dia 19 de maio, Central World Plaza no centro de Bangkok sendo destruido pelo fogo causado pelos redshirts. E ai, o que ja coloquei no blog passado com foto do fogo na prefeitura aqui de Khon Kaen.

Toque-de-recolher aqui tambem foi inevitavel.

Hoje, como nosso estoque de comida de emergencia tinha acabado, assim como leite para as crianças, resolvi dar um pulo no supermercado daqui da esquina. Ja tinha tudo na cestinha quando vejo duas moças saindo apressadas, cada uma com duas sacolas cheias de macarrão instantaneo e falando “Rapido, rapido!”. Pensei comigo mesma, alguma coisa cheira estranho e fui pagar minhas compras.  Foi quando ouvi barulho de portões automaticos se fechando um atras do outro. As lojinhas que ha 20 min tinham seus produtos a mostra estavam simplesmente FECHADOS ! O segurança do supermercado me  chamou para a fila. Perguntei o que era, em Thai e ele ficou todo confuso. Perguntei, “alguma coisa perigosa ?”. Ele respondeu so com a cabeça. Seja la o que for, tinha de sair correndo.

Saindo na rua, tudo tranquilo. Vi pessoas andando na rua no seu passo lento, natural de tailandes. Tinha uns entrangeiros tomando cerveja na outra esquina. So o Seven-Eleven que estava cheinho de gente na fila para pagar. No saguão do hotel tambem, ninguem mostrava nenhum sinal de algo estava para acontecer. Que diabos se passou no supermercado ? Boato de bomba, de saque ? Ate aqui o negocio esta ficando tenso ???

E so para esclarecer, o Central Deartment Store daqui continuou fechado hoje o dia inteiro, com policiais cercando o predio todo.

E segundo noticias que ouvi dos tailandeses do escritorio do meu marido, ontem 3 redshirts haviam tentado incediar a casa do prefeito. Foram detidos antes do ato pelos seguranças que atiraram contra eles. Os 3 faleceram na hora. Hoje os companheiros redshirts iriam fazer uma passeata pela cidade carregando os 3 corpos para mostrar ao resto do povo a barbaridade cometida. Muitas ruas da cidade ficaram com acesso proibido e o toque-de-recolher foi anunciado para hoje tambem.

Ja se passam 10 min desde que o toque entrou em efeito. E como ontem, carros, motos e pessoas ainda passam livremente nas ruas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: