Publicado por: rivermom | dezembro 30, 2011

Tailândia também tem Natal de Cristão

Nestes mais de 20 anos fora do Brasil e principalmente, morando em paises budistas, só tenho visto o Natal como um evento puramente “comercializado”. Há muito colorido, iluminação, casais de namorados planejando noites românticas em hotéis de restaurantes de luxo como ocorre no Japão (e coitada de quem não tinha namorado!). Ou ficar atormentando meus ouvidos com músicas de Mariah Carey ou Celine Dion (sou democrática, há gostos para tudo, eu sei!)  mas tormento tem limite.

Aquí na Tailândia melhorou um pouco, apesar de o povo ser muito mais budista e o Natal ser puramente comercial também, o comércio não é tão agressivo quanto no Japão e as famílias festejam mais juntas, o que não deixa de ser o espírito Natalino. Há muitas escolas católicas ou cristãs de reputação e só num raio de 1 Km da minha casa posso contar 4 igrejas e talvez o templo mais próximo fique mesmo a 1 Km.

No entanto, para mim, quem frequentava estas igrejas são só os farangs (os estrangeiros) e talvez uns gatos pingados de tailandeses que foram educados no exterior. Acho que a maioria das igrejas no centro são assim mesmo.

Foi só este ano, após 9 anos de Tailândia que ouvi falar que havia comunidades inteiras de católicos tailandeses e que 95% da população celebra o Natal na cristandade. É na província de Sakon Nakhon, cuja capital tem o mesmo nome.

Um escritor de blogs de viagens na Tailândia, o Richard Barrow foi lá, num sub-distrito chamado Tha Rae (onde acredita-se que 100% dos habitantes sejam católicos) e postou um artigo interessante sobre a viagem.

http://www.thai-blogs.com/2011/12/25/celebrating-christmas-in-thailand/

Fiquei certamente com tanta curiosidade que estarei lá na próxima oportunidade e tentarei batizar meus filhos lá quem sabe, mesmo sabendo que a missa seja em Thai !

Para terminar, como eles dizem “Feliz Natal” em Thai,

May-ry Keet Madd!

Responses

  1. Renata, vc não sabe como fico feliz em saber que poderei frequentar missas, mesmo que em tailandez, pois o que mais me angustiava era não saber se teria uma igreja para frequentar.
    Estaremos chegando a Pattaya provavelmente no início de março. Assim que estivermos aí faço questão de conhece-los pessoalmente.
    Um Feliz Ano Novo cheio de Paz, Saúde e Prosperidade.
    Abraços
    Maria José


Deixe um comentário

Categorias

